Uni-Duni-Dani-De

sexta-feira, abril 09, 2010

A importância dos Feeds na atualidade


Para facilitar e agilizar a leitura dos internautas, filtros são utilizados para que os leitores interessados em assuntos específicos ou em todo conteúdo disponibilizados por sites, possam selecionar o que mais interessa em cada página da internet, sem ter que procurar em meio a grande quantidade de notícias. Esses filtros são chamados Feeds, que são representados geralmente com um símbolo padrão universal, quadrado, de cor laranja e com desenhos brancos no centro. Eles estão presentes nas páginas que atualizam o conteúdo diariamente, surgiram para diminuir o tempo gasto na procura de informação e o usuário pode receber notícias do mesmo assunto, vindas de diferentes sites, e pode escolher ler apenas o que interessa.
Através de dois programas utilizados por mim, como teste, indico para que baixem o FeedReader e acessem o Google Reader. Eles são leitores de Feeds, que armazenam a informação em sua interface, sem que o leitor tenha que acessar o site para ler a notícia. A função dos leitores é a mesma, mas existem algumas diferenças que facilitam a leitura e acrescentam vantagens e ganho de tempo para os leitores. Apresento a seguir:
O Google Reader não precisa ser baixado, ele é acessado pelo site da Google para quem tem o email. Nele podemos marcar o que é relevante com estrelas, usar tags, compartilhar emails. Podem ser feitas estatísticas dos sites que foram listados no último mês, como por exemplo quantas leituras o internauta fez. Além disso, podemos ter um número de quantos inscritos tem em cada site que o usuário adicionou. O Google Reader cria grupos de interesse, como por exemplo notícias e esporte, e você ainda pode compartilhar com os amigos e outros internautas, além de poder seguir essas pessoas. A desvantagem é que o Google Reader deve ser acessado na internet, ao contrário do FeedReader, que é um programa que pode ficar na área de trabalho do seu computador e que com dois cliques você acessa todos os feeds cadastrados. Outra desvantagem que incomoda vários usuários é a quantidade de informação na página do Google Reader. No primeiro acesso o usuário pode se assustar com a quantidade de informações no site.
No FeedReader você pode optar por acessá-lo automaticamente quando o Windows é inciado. Nesse caso, uma janelinha no canto direito da tela irá subir quando notícias forem atualizadas nos sites cadastrados. Uma grande vantagem é que mesmo estando offline na internet, você pode ler o conteúdo armazenado, a única diferença é que não receberá atualizações por estar desconectado. Outro ponto favorável é o conteúdo das notícias aparecerem no FeedReader. O internauta não precisa acessar a página da notícia, as notícias que não foram lidas ficam em negrito para que o leitor tenha um controle sobre o que já foi acessado e o que não foi. Uma desvantagem do leitor de feeds, é que nele, ao contrário do Google Reader, o usuário não pode compartilhar conteúdo com outras pessoas.

Postado por Daniela Rezende

Marcadores: , ,

1 Comentários:

  • Dani,
    gostei do post. minha ressalva é apenas em relação ao formato. Ele está muito longo e não traz qualquer recurso multimídia. valeria a pena incluir imagens, links ou qualquer outro recurso.
    abraço,

    Por Blogger Daniela Serra, Às qui. abr. 29, 10:09:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial