Uni-Duni-Dani-De

sexta-feira, abril 09, 2010

Formadores de opinião: A importância do jornalismo online segundo Bruno Furtado

O jornalista esportivo Bruno Furtado, ex-aluno da PUC, contou suas experiências como repórter do site Superesportes, do Portal UAI, numa palestra realizada para os alunos do quarto período de Jornalismo da Puc Minas.

Desde o ano 2000, Bruno Furtado trabalha no site como repórter e garante que o jornalismo online não é ‘sem graça’ como o jornalismo impresso. A internet é um meio de conteúdo ilimitado e de rápidas atualizações, ao contrário dos veículos impressos, por exemplo, que não conseguem atualizar com o mesmo imediatismo suas notícias.

A vantagem dos jornalistas recém formados, que trabalham na área online, é poder postar informações com essa instantaneidade que o impresso não permite. Antes existia uma rixa entre os repórteres de jornalismo impresso e online, porque a apuração era feita junta, mas a informação na internet era divulgada com maior rapidez. Hoje não existe mais essa rivalidade, porque o impresso compreendeu que não conseguirá alcançar o imediatismo do online, e o online compreendeu que nunca terá um conteúdo tão completo quanto o impresso. Inclusive, hoje existe a troca de informações entre os veículos, prova de que a rivalidade teve um fim.

As oportunidades para estagiários também são disponibilizadas pelo jornalismo online. Segundo Bruno, é uma vantagem para o aluno estagiar na internet, porque ele irá trabalhar como um jornalista formado, devido às funções que ocupará, enquanto em redações de impresso ele irá apurar apenas alguns cadernos. Em média, um repórter e um estagiário podem redigir, juntos, cerca de 18 reportagens diárias.

Postado por Daniela Rezende

Marcadores: , , , ,

16 Comentários:

  • Bruno é muito fera. Como já disse, segura o site Superesportes nas costas. O projeto deles é bem ambicioso e tem tudo para da certo.

    Adorei o blog, continue assim. Escrevam mais, de preferência todo dia, toda hora. Talento há de sobra. A mente de um jornalista não pode parar jamais. Vivemos disso.

    Por Anonymous Anônimo, Às sáb. abr. 10, 02:01:00 AM  

  • Anônimo, revele-se !!!

    Por Anonymous Denise, Às dom. abr. 11, 02:28:00 PM  

  • Concordo!

    Por Anonymous Daniela, Às dom. abr. 11, 03:49:00 PM  

  • Jamais, o legal é fingir ser outra pessoa, ter esse alter-ego, entendem?
    Como agora, será que é o mesmo anônimo ou é outro? Seria eu, a identidade secreta do anônimo que postou antes? E se fosse, quem seria esse cara que se esconde em uma pessoa que também se esconde? MEU DEUS, vou parar por aqui.

    Parabéns pelo blog, te mais !!

    Por Anonymous Anônimo, Às seg. abr. 12, 12:29:00 PM  

  • hahaha! que pirado! fiquei com medo agora meninas! brincadeira....mas vou ter que concordar,os posts estão muito bons msmo!

    Por Blogger Gabriela Eduardo, Às seg. abr. 12, 04:37:00 PM  

  • Que pena que o sr. não quer mostrar sua identidade. Nós estamos curiosas pra saber o autor dos elogios!
    Vamos seguir seu conselho, de qualquer forma, e tentar postar mais conteúdos. Só falta arrumar mais tempo hehe.
    Obrigada pelos elogios! Continue visitando o blog. É sempre bom encontrar alguém que gosta do nosso trabalho.

    Por Anonymous Denise, Às seg. abr. 12, 05:26:00 PM  

  • Minha intenção nunca foi essa, postei assim porque queria mostrar que gostei do blog pelo que ele é. Se revelo quem eu sou, automaticamente vocês vão pensar, nem que seja por um segundo, que eu falei bem porque sou da sala de vocês, porque sou amigo(a), um professor, um irmão, primo ou até um conhecido.

    Desculpa qualquer coisa,

    Beijos

    Por Anonymous Anônimo, Às ter. abr. 13, 12:25:00 AM  

  • Anônimo, você pode postar sempre que quiser..
    Eu só espero que entenda nossa curiosidade como estudantes, em ver alguém que com a frase " A mente de um jornalista não pode parar jamais. Vivemos disso", nos passa a impressão de ser uma pessoa da nossa área. Para nós, é muito importante que nosso trabalho seja reconhecido e elogiado. Então, sempre que quiser nos visitar,iremos te receber muito bem.. se quiser se identificar, melhor ainda! Nosso blog sempre estará aberto para seus comentários e seu reconhecimento. Obrigada, e não precisa pedir desculpas.

    Por Anonymous Daniela, Às ter. abr. 13, 12:22:00 PM  

  • Ei,anônimo! Por favor não se desculpe. Isso só faz parte de uma curiosidade inata do ser humano.
    abs

    Por Anonymous Denise, Às qua. abr. 14, 10:57:00 AM  

  • Entendo o que vocês estão falando. Vamos combinar, se o blog continuar ATIVO, com postagens regulares, no final do semestre eu falo quem sou eu, que tal?
    É um compromisso, nada demais. Acho que da pra ser feito.

    Por Anonymous Anônimo, Às qui. abr. 15, 07:19:00 PM  

  • Combinado, estará ativo até o final do semestre e você terá que divulgar sua identidade!

    Por Anonymous Daniela, Às sex. abr. 16, 03:00:00 AM  

  • rssrsrrs

    Pode deixar, acho que o nosso trato será valido, de uma forma vou fazer com que todos nos venham mais ao blog, que vcs escrevam com mais regularidade e principalmente que sintam prazer nisso tudo.

    Vim aqui só para ajudar, como já disse, escrever sempre é bom, mas fica melhor ainda quando alguém lê, gostaria que as pessoas fosse ao meu blog, no fundo todos querem ser ouvidos. De uma forma, já movimentamos o site, e espero que fique até o fim do meu anonimato.
    Só espero que vcs não fiquem com muita esperança, sou uma pessoa bem normal, nada de Caco Barcellos, José Milton ou Pedro Bial. Rsrsrsrs


    Beijosss

    Por Anonymous Anônimo, Às sex. abr. 16, 11:23:00 PM  

  • Ola homens, este blog está melhorando!

    Um abraço

    Por Anonymous Fred / Bedrock, Às dom. abr. 18, 08:46:00 PM  

  • Já que vocês citaram o Bruno, o que vcs pensam sobre o Jaeci Carvalho? rsrsrrsrs

    Sou eu viu gente, rsrs

    Por Anonymous Anônimo, Às qua. abr. 21, 08:11:00 PM  

  • É uma boa pauta. Vamos pensar! Postaremos em breve provavelmente sobre futebol.

    Por Anonymous Denise, Às sex. abr. 23, 02:45:00 PM  

  • Que isso? Virou uma arena...
    que bacana!
    abs,

    Por Blogger Daniela Serra, Às qui. abr. 29, 10:07:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial