Uni-Duni-Dani-De

sábado, maio 29, 2010

Bienal das novidades

Entre os dias 14 e 23 de maio Belo Horizonte sediou a 2ª Bienal Internacional do Livro. O evento, realizado no Expominas, contou com a presença de várias editoras e trouxe novidades e inovações em diversas áreas. Grandes empresas de comunicação estavam presentes, como os Diários Associados e a Rede Globo, além de editoras renomadas como a Saraiva e a Ática.
Em meio às diversas opções ofertadas pelos expositores, encontramos algo inusitado, que despertou a curiosidade de muitos visitantes. Parentes dos livros de bolso, mas com um tamanho ainda menor, estão os menores livros do mundo, da editora peruana Los Livros Mas Pequeños Del Mundo.


Os minilivros expostos

Elias Llacsahuango, representante comercial da distribuidora Ciex Caudivo no Brasil, nos contou como foi a experiência de trazer os livros peruanos para o Brasil.

Elias Llacsahuango no momento da entrevista



Elias Llacsahuango fala da experiência de vender os livros no Brasil e a expectativa para a Bienal

Clientes conhecendo os pequenos livros

A editora possui um acervo de mais de 300 livros, divididos de acordo com temas definidos a partir da procura dos clientes. “A editora está lançando livros de domínio público, que são muito conceituados e conhecidos”. Entre os títulos, estão clássicos como O Pequeno Príncipe, a Bíblia, Romeu e Julieta e a Arte da Guerra. Obras de Machado de Assis, Nietzsche, Maquiavel, além de temas como literatura brasileira, espiritismo e línguas estrangeiras.
De acordo com o representante, são cinco tamanhos que variam entre 0,5cm x 1 cm até 5cm x 6cm.



O menor livro da estande, com 0,5 cm por 1cm


Com parte da produção feita artesanalmente, os livros são ilustrados, tem capa dura, marcador de página e o conteúdo é integral. “Não é somente a arte, é também o conteúdo. As pessoas conseguem ler e aprender” explica.

Para Elias, os livros são comprados para presentear em 80% das vezes, inclusive como lembrança de casamento e formatura. Foi com este objetivo que o ator Sandro Guimarães acabou comprando dois exemplares, incluindo um livro de signos para a namorada. Ele conta que não conhecia os livros até chegar à Bienal e que, apesar do texto integral, o tamanho do livro não é ideal para leitura, pelo fato da letra ser muito pequena. Confira o áudio em que o ator fala da estética e do preço:



Sandro Guimarães dá a sua opinião sobre os livros

Os livrinhos não atraíram apenas crianças, apesar do forte apelo visual. Vários jovens, adultos e idosos se renderam a criatividade dos livros e foram conferir de perto.


As visitantes Antônia Augusta e Sônia Maria gostaram do visual dos livros, porém contestaram o preço. “Eles são ilustrados, a letra é boa de ler, pena que são caros”, comentou Sônia.
Já a clientela infantil ficou admirada diante do tamanho das letras e da quantidade de páginas.


Crianças descobrindo o universo dos minilivros

Apesar da forte presença de crianças, o representante comercial garantiu que o público é preferencialmente adulto “São pessoas entre 25 e 60 anos e 60% deste público são mulheres. Mães, tias, professoras que compram para presentear”, diz.
De acordo com Elias, ao se depararem com o tamanho reduzido dos livros, a primeira impressão dos visitantes é de susto. “Quando as pessoas chegam aqui, elas perguntam: ‘esse livro é de verdade mesmo?’ “, diverte-se. O grande prazer de trabalhar com os livrinhos vem da satisfação dos clientes. “A gente não vende o produto em si, a gente tenta vender um pouco de alegria, de felicidade para as pessoas, através de um presente diferenciado”, conta.


Elias fala do prazer de trabalhar com os livros

Para conhecer um pouco mais dos minilivros, acesse: http://www.osmenoreslivrosdomundo.com.br/



Postado por Daniela Rezende e Denise Niffinegger

Marcadores: ,

1 Comentários:

  • Olá, meninas!
    Gostei muito da matéria e de todo o conteúdo multimídia. No início, não funcionou, mas, do meu micro em casa tudo estava ok.
    Parabéns!
    Um beijo,

    Por Blogger Daniela Serra, Às sex. jun. 04, 01:02:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial