Uni-Duni-Dani-De

segunda-feira, maio 31, 2010

O Trabalho Final

Como todo bom final de período, temos sempre um exercício trabalhoso para encerrar o semestre. O projeto do exercício citado segue abaixo, e deixará saudades quando concluído, pois será o último post feito para a disciplina de Cibercultura e Jornalismo Digital, da professora Daniela Serra.

Produção de documentário jornalístico em vídeo

Sinopse:
A partir da primeira ideia que tivemos (contar histórias de personagens interessantes), reduzimos o enfoque até chegarmos ao nosso tema principal: as histórias do prédio 13 do campus Coração Eucarístico (PUC). Pretendemos conversar com profissionais antigos que ainda trabalham no prédio (professores, funcionários e também alunos) e que possam contar os casos que marcaram época. Por esse motivo, não delimitamos um tempo certo de resgate das histórias e contamos com a boa memória dos entrevistados. Vamos utilizar o recurso de entrevistas, dados, e reconstituições dos melhores casos. Para isso, vamos utilizar vídeo e programas específicos na internet.

Roteiro:
Abriremos o vídeodocumentário contando um pouco da história do prédio 13, com um áudio em off e algumas imagens do local.
A partir daí, começaremos a recolher depoimentos em forma de vídeo, áudio e fotografias dos professores que estão há mais tempo na universidade e professores que foram alunos e hoje dão aulas para os universitários do prédio 13. Pensamos em nomes como José Milton, Maria Líbia, Fernando Lacerda, Euclides Cunha (Kika), José Márcio, Haroldo, Glória Gomide, José Maria, Ivone, Ércio Senna, Daniela Serra e Márcio Serelle.
De acordo com os depoimentos, vamos tentar fazer reconstituições das histórias contadas, uma espécie de simulação para reviver as histórias presenciadas.
Ouviremos também o dono da cantina, Márcio, que poderá dar seu depoimento sobre os anos que tem contato com os professores e alunos, as histórias que ouvia nas cantinas e os fatos de que tinha notícia no prédio 13.
Ouviremos a atual gestão do DAJOMIS para relatar histórias que aconteceram dentro do DA e nos corredores do prédio 13.
Entrevistaremos também a Susana, que trabalha na secretaria do prédio, para saber histórias sobre problemas ou situações engraçadas vividas na secretaria.
Será feita apenas uma pergunta por entrevistado, já que o intuito é que contem as histórias ocorridas no prédio treze. Cada entrevista durará cerca de 30 segundos.

(A) blocos:
Primeiro bloco: fotos do interior e exterior do prédio. Áudio em off com alguns dados recolhidos (fundação do prédio – número de alunos, funcionários)
Segundo bloco: Entrevistas (em vídeo) com os personagens.
Terceiro bloco: animações + sonora
(Se possível, usar áudio do entrevistado e animação do fato)

(B) Conteúdos informativos:
Narração em off, vídeo, entrevistas.

(C) Duração:
Abertura – primeiro bloco: 30 a 40s
Entrevistas – 2min 30 sg
Animações – restante do tempo

(D) Desenvolvimento:
Tema principal entrevista – histórias curiosas do prédio. Pergunta simples e direta (narração do fato)
Entrevistados: José Milton, Maria Líbia, Fernando Lacerda, Euclides Cunha (Kika), José Márcio, Haroldo, Glória Gomide, Ércio, Ivone, Daniela Serra e Márcio Serelle. Funcionários (secretaria, pessoal da limpeza, cantina). DA de Comunicação.

(E) Cronograma:
Pesquisa sobre o prédio: 01 e 02 de junho
Entrevistas com professores, funcionários e Márcio: de 07 a 10 de junho
Edição: de 10 a 13 junho


Postado por Daniela Rezende e Denise Niffinegger

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial